PAPEL PARA MECHAS É DESTAQUE EM MAIS 2 GRANDES PUBLICAÇÕES NO BRASIL

https://painel-grupoi9.codiehost.com.br/uploads/133846466757664361.jpg

A maioria de nós separa as latinhas de alumínio do lixo comum. E é basicamente essa a nossa contribuição para a sustentabilidade e para a proteção do meio ambiente. E nos contentamos em cumprir nosso papel como animal social que somos. Mas não o Lucas. O Lucas queria fazer mais.

E foi a partir de uma queixa de um cabeleireiro, que tiveram uma ideia. A ideia se expandiu e atraiu outros que pensavam como eles. A ideia se transformou numa empresa líder de mercado no seu segmento e presente em 14 países. Aquela ideia mudou uma forma de pensar e agir que já durava mais de 50 anos. Qual foi a ideia? Criar uma forma de descolorir os cabelos e fazer mechas, sem danificar os fios e, mais importante, eliminar o resíduo metálico resultante do processo de descoloração. Assim nascia o PAPEL PARA MECHAS.

A ideia é tão boa que já ganhou diversos prêmios, como o PRÊMIO INOVAÇÃO em 2022 e o PRÊMIO SESITECH em 2023. E foram essas conquistas que chamaram a atenção de 2 das mais conceituadas publicações do meio empresarial brasileiro: “PORTAL CULTURA EMPREENDEDORA” do SEBRAE e “PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES NEGÓCIOS”.

O que realmente chamou a atenção da imprensa, foi o perfil sustentável da empresa e seus produtos, e também por seguir o conceito de administração ESG (do inglês “Ambiental, Social e Governança”).

A matéria conta um pouco da trajetória do empresário Lucas Olivetti (aquele que teve a ideia) e de seu sócio Adailton Alves Maciel Junior. Nas palavras de Lucas “abandonei minha carreira de segurança para me dedicar ao desenvolvimento desse produto, usando meu conhecimento na área de celulose”. A reportagem mostra muito bem como a parceria desses 2 empresários foi fundamental para o sucesso da marca. Fica claro que um grande visionário se beneficia muito da visão mercadológica e estratégica de um grande parceiro com essas características. Adailton conta que “criamos um modelo de negócio baseado na fabricação de um papel sustentável para mechas personalizado para as marcas de cosméticos. Rodamos o Brasil por seis meses vendendo a ideia”.

O futuro traz novos e maiores desafios. Sabendo disso a empresa PAPEL PARA MECHAS saiu em busca de conhecimento e evolução de seus produtos. Juntamente com o SEBRAE/PR, montaram um projeto de inovação para a EMPRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). O consultor do SEBRAE/PR, Heverson Feliciano, acredita muito na parceria entre empresas e os grandes centros de pesquisa. Ele diz que “essa história mostra como as pequenas empresas podem usar recursos subsidiados para a inovação para alavancar o seu crescimento no mercado

Mas tudo isso de nada valeria se não fosse bem recebido pelo mercado consumidor. Além de aprovar o aspecto sustentável do PAPEL PARA MECHAS, a cabeleireira Andressa Marangão, que usa os produtos da empresa em seu salão em Londrina/PR, diz que “ele não escorrega, adere muito bem aos fios e evita manchas”, vantagens importantes quando comparado a outros produtos utilizados para descoloração capilar.

Os mais de 200 milhões de papéis fabricados pela PAPEL PARA MECHAS significam 3 mil toneladas de alumínio que deixaram de ser despejadas no meio ambiente. Para 2025, a empresa tem a expectativa de dobrar esses números. Bem mais do que as latinhas que separamos de nosso lixo comum. Nós humanos, que dependemos de nosso meio ambiente para existir, agradecemos.

 

Por Flávio Schmeiske