MARTA ROCHA: A ETERNA MISS QUE IMPULSIONOU NOSSA INDÚSTRIA DA BELEZA

https://painel-grupoi9.codiehost.com.br/uploads/133899909731843353.png

   No concurso de MISS UNIVERSO de 1954 o mundo reconheceu oficialmente a beleza da mulher brasileira, através dos encantos de Marta Rocha. A soteropolitana de 22 anos, que mesmo tendo sido aclamada pelo público como a mais linda das concorrentes, ficou em segundo lugar. Mas a partir dali o mercado da beleza passou a ocupar um lugar de destaque na indústria brasileira. Nosso país é hoje o quarto maior mercado consumidor de produtos de beleza do mundo, com faturamento de 26,9 bilhões de dólares em 2022, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal (ABIHPEC). Projeção realizada pela empresa de assessoria REDIRECTION INTERNATIONAL mostra que esse mercado deve crescer 7,2% ano, alcançando a marca de 40 bilhões de dólares ao ano em 2027. Fatores como o envelhecimento da população e aumento do consumo da classe média, impulsionam esse importante setor da economia brasileira. 

   Dentro desse cenário é importante destacar que o “Conceito de Beleza Consciente” está fazendo com que produtos sustentáveis e Eco-Friendly, tenham crescimento bem acima dessa média. Relatório de “Tendências do Instagram” publicado pela META, indicou que a sustentabilidade está entre os interesses de consumo de 1 em cada 3 jovens, e deve se tornar fator decisivo para aquisição de um bem ou serviço. 

   PAPEL PARA MECHAS se antecipou a esse cenário e já oferece, desde 2020, toda a sua linha de produtos sustentáveis para descoloração capilar e produção de mechas de cabelo. Apesar da resistência inicial dos profissionais cabeleireiros, hoje é uma marca consolidada no Brasil e no mundo, com presença em 14 países e em constante expansão. Lucas Olivetti, CEO da empresa, falou como foi introduzir uma nova forma de pensar e trabalhar a uma classe acostumada a usar o papel alumínio há mais de 50 anos: “logo no princípio entendemos que a educação deveria ter um papel importante em nossa estratégia de penetração de mercado. A adaptação a novas tecnologias tem que ser facilitada e incentivada para que essas sejam adotadas. Apesar de simples e descomplicada, a transição de antigas e ultrapassadas formas de se fazer mechas para nossos modernos e sustentáveis produtos, teve que ser acompanhada por programas de divulgação de conhecimento.” Por conta disso, a empresa investiu na transmissão e difusão de técnicas sobre o uso das novas ferramentas, promovendo encontros e workshops sobre técnicas de coloração e descoloração capilar. Além disso, usa suas redes sociais para divulgar essas mesmas técnicas, além do depoimento de profissionais mostrando as vantagens de se adotar novas e melhores formas de atender seus clientes. 

   Que o mercado da beleza está crescendo já ficou bem claro. Mas esse crescimento vai beneficiar muito mais aqueles que estejam melhor preparados e adaptados a esse novo consumidor. 

 

Por: Flávio Schmeiske